O Bispo de Córdoba, Dom Juan José Asenjo, anunciou que este 7 de dezembro, Vigília da Imaculada, assinar-se-á o decreto que nomeia ao novo Beato Bartolomé Blanco Márquez como padroeiro da Pastoral Juvenil da diocese.

Em sua carta pastoral, o Prelado convidou aos paroquianos a participar deste acontecimento, assim como à Missa de 8 de dezembro, em que ordenará diáconos a onze seminaristas.

Depois de expressar que o beato "é modelo e intercessor de todos os jovens católicos cordoveses", Dom Asenjo exortou também a viver com toda intensidade a novena da Imaculada Concepção e a contemplar "as maravilhas obradas por Deus em nossa Mãe".

Bartolomé Blanco Márquez é um dos mais jovens membros do grupo de 498 mártires espanhóis beatificados pelo Papa Bento XVI em 28 de outubro passado. Católico comprometido, este laico de quase 22 anos de idade escreveu a poucas horas de morrer uma comovedora carta a sua noiva Maruja, que se conta como testemunho de seu heróico martírio.

"Sua lembrança me acompanhará à tumba e enquanto haja um batimento do coração em meu coração, este palpitará em carinho para ti. Deus quis sublimar estes afetos terrestres, enobrecendo-os quando os amamos nele. Por isso, embora em meus últimos dias Deus seja meu fogaréu e meu desejo, não impede que a lembrança da pessoa mais querida me acompanhe até a hora da morte", começa a carta.

Para conhecer mais sobre sua vida e ver o comovedor vídeo sobre a carta escrita a sua noiva, acesse http://www.aciprensa.com/noticia.php?n=18871