O Arcebispo de Coro e Vice Presidente da Conferência Episcopal da Venezuela (CEV), Dom Roberto Lückert, assinalou que depois do referendum celebrado ontem no que venceu o não à reforma constitucional, "Venezuela demonstrou ser democrática e uma vez mais os venezuelanos deram uma vez mais uma lição a nível nacional e internacional de que queremos viver em paz e que os problemas resolvem através dos votos e não através da confrontação e a beligerância como nos tem acostumado o Presidente Hugo Chávez".

Em declarações a União Radio, o Prelado considerou que agora a oposição deve trabalhar por baixar a abstenção, a partir de agora, e conscientizar aos venezuelanos de que "a única forma que podemos sair dos problemas é através do voto e não da violência".

"As ameaças que o Presidente faz as cumpre, por isso é que não acredito que vai se ficar com isto, ontem falou de uma vitória mas sem levar mas se tivesse sido o inverso não seria sem levar. A eleição dos deputados (da Assembléia Nacional) sim foi mas sem levar e entretanto cacarejou a vitória como um grande êxito. Se o bolo tivesse sido ao contrário a vitória não tivesse sido sem levar e com uma vitória sem levar nos tivesse metido o projeto socialista que tem em mente", prosseguiu o Vice Presidente da CEV.

O Prelado também alertou a seus compatriotas para que estejam alertas ante algumas tentativa do mandatário venezuelano que procure instaurar o projeto socialista que tem em mente, em que pese a que já lhe disseram não a esta proposta com este referendum.