A Corte de Apelações de São Miguel declarou inadmissível um recurso apresentado por uma professora homossexual contra o Vigário da Educação do Bispado de São Bernardo, que caducou o certificado de idoneidade que a facultava para ministrar aulas de religião católica na diocese.

O recurso de proteção foi apresentado em agosto passado pela professora Sandra Pavez, em conjunto com o Colégio de Professores do Chile A.G. e o Movimento de Libertação Homossexual (MOVILH), reclamando que a resolução do Vigário da Educação era ilegal e arbitrária.

"A Corte de Apelações deu razão em todas suas partes ao obrado pelo Vigário da Educação, reconhecendo expressamente que é competência da autoridade religiosa conceder ou revogar o certificado de idoneidade. Além disso, a Corte declarou que não podem atuar neste tema o Colégio de Professores e o MOVILH pois não são partes na causa ao não estar afetados", explicou o Bispado em uma nota de imprensa.

O Bispado também agradeceu "a todas as pessoas e instituições que seguiram esta lamentável situação e apoiado as gestões que realizamos e as orações de todos. como sempre o fez a Igreja, seguindo o exemplo do Senhor Jesus, seguiremos procedendo com muita delicadeza e respeito em uma matéria em que o ensino da Igreja é clara e perfeitamente conhecida e portanto lhe vinculem para todos os filhos da Igreja. Em todo este delicado tema não nos moveu outro fim que procurar a verdade e ser fiéis aos ensinamentos da Igreja, com pleno respeito a todas as pessoas".