O Papa Bento XVI conclui a segunda encíclica de seu pontificado, "Spe Salvi", com uma emotiva reflexão Mariana que se torna uma oração.

Ao concluir a encíclica, sob o subtítulo de "Maria, estrela da esperança", o Papa assinala que a invocamos: "Santa Maria, você foi uma daquelas almas humildes e grandes em Israel que, como Simeão, esperou ‘o consolo de Israel’ e esperaram, como Ana, ‘a redenção de Jerusalém’".

"Por ti, por seu ‘sim’, a esperança de milênios devia fazer-se realidade, entrar neste mundo e sua história"; mas "junto com a alegria que, em seu Magnificat, com as palavras e o canto, difundiste nos séculos, conhecia também as afirmações escuras dos profetas sobre o sofrimento do Servo de Deus neste mundo", adiciona o Papa.

"Da cruz –prossegue– recebeu uma nova missão. A partir da cruz te converteste em mãe de uma maneira nova: mãe de todos os que querem acreditar em seu Filho Jesus e segui-lO. A espada da dor transpassou seu coração. Tinha morrido a esperança? Ficou-se o mundo definitivamente sem luz, a vida sem meta? Provavelmente terá escutado de novo em seu interior naquela hora a palavra do anjo, com a qual respondeu a seu temor no momento da anunciação: ‘Não tema, Maria’".

"Com esta fé, –segue o Papa– que na escuridão do Sábado Santo foi também certeza da esperança, foste-te a encontrar com a manhã de Páscoa. A alegria da ressurreição comoveu seu coração e te uniu que modo novo aos discípulos, destinados a converter-se em família de Jesus mediante a fé".

"Santa Maria, Mãe de Deus, Nossa mãe, ensina-nos a acreditar, esperar e amar contigo. Indique-nos o caminho para seu reino. Estrela do mar, brilha sobre nós e guia-nos em nosso caminho", conclui a encíclica.

Para ler a encíclica completa, em espanhol, acesse: http://www.acidigital.com/Documentos/spesalvis.htm