Mais de 22 mil adolescentes de colégios públicos e privados do país receberão o programa Aprendendo a Querer, que oferece formação integral aos jovens para que possam viver os valores, especialmente os que orientam para a reta sexualidade.

Há alguns dias terminou o primeiro passo do ambicioso plano. Este primeiro passo é o “curso de multiplicadores” para 50 docentes venezuelanos. Eles por sua vez farão um efeito cascata capacitando seus companheiros docentes que levarão o bem-sucedido programa aos centros educativos. Aprendendo a Querer foi criado pelo PROVIVE e editado pela Aliança Latino-americana para a Família (ALAFA).

Conforme informaram os organizadores, “os educadores pertencentes à Associação de Promoção da Educação Popular (APEP) e do Instituto Venezuelano de Capacitação Profissional da Igreja (INVECAPI), estiveram sendo treinados para APLICAR nas salas-de-aula venezuelanas um programa integral onde os jovens possam descobrir os valores mais fundamentais para sua vida presente e futura através da leitura semanal de histórias e o apoio de um docente capacitado”.

"Estou convencido de que este novo paradigma vai mudar formas de pensar, de falar e de atuar na América Latina, pois responde às expectativas mais profundas dos jovens", destacou Carlos Beltramo, CO-autor dos materiais didáticos e coordenador acadêmico do ALAFA. Aprendendo a Querer foi implementado em 14 países da América Latina e planeja intensificar sua presença nos próximos meses.

Aprendendo a Querer inclui uma série de doze livros com ilustrações coloridas e conteúdo apresentado em forma de histórias que evoluem segundo as etapas pelas quais passa o jovem. Além disso, conta com guias para professores e cursos de capacitação para o docente.

Além disso, ALAFA procura medir a mudança nas atitudes e condutas dos jovens mediante estudos de impacto segundo os mais modernos padrões, acontecido antes, durante e depois do curso para os estudantes.

"Esta experiência é fabulosa, pois permitirá aos nossos docentes falarem de temas importantes com os jovens e fomentar os valores através de uma ferramenta educativa atrativa", destacou Jeremiah Ou'Sullivan Gerente geral do APEP e INVECAPI, depois da abertura desta primeira etapa de formação de multiplicadores na Venezuela.