O Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Renato Martino, e o Patriarca de Jerusalém, Dom Michel Sabbah, manifestaram sua satisfação pelas conclusões da conferência de Anápolis (Estados Unidos) que deu como resultado um compromisso a favor da paz entre israelenses e palestinos.

Em declarações à agência SIR, Dom Sabbah a experiência dos episódios anteriores permitirá "não repetir os mesmos enganos".

Dom Sabbah destacou o fato de que se fixou um prazo "que não é muito longo", um ano em que "todos os assuntos devem resolver para evitar um novo fracasso".

Em Anápolis, israelitas e palestinos acordaram iniciar negociações formais em dezembro para alcançar um acordo de paz antes de terminar o ano 2008.

A respeito, o Cardeal Martino se mostrou entusiasta pelo anúncio e considerou que "é um bom início que anima um pouco a todos aqueles que são sensíveis pela situação de Oriente Médio, portanto esperemos que se concretize".

"Invocamos sempre uma solução justa para os problemas do Oriente Médio, vi com verdadeira alegria este primeiro passo e auguro que o tempo proposto seja respeitado", adicionou.