Às 17:00 horas de hoje abrirá novamente suas portas a Catedral Metropolitana do México que permaneceu fechada desde domingo passado pela insegurança vivida no recinto depois da "profanação tão dolorosa" e a agressão sofrida pelos paroquianos e ministros do templo que participavam da Missa dominical, anunciou o Arcebispado primaz.

A fim de "fazer um ato de desagravo", a arquidiocese anunciou ontem através de um comunicado que seus bispos, "depois de analisar atentamente" a proposta da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal sobre o Plano de Proteção Integral da Catedral, do Arcebispo Norberto Rivera e seus ministros, dos fiéis e visitantes, assim como de seu acervo artístico e cultural, "decidiu reabrir as portas desta igreja no dia sábado 24 de novembro às 5 da tarde" com a celebração da solenidade de Jesus Cristo Rei.

Desta maneira, continua o comunicado, "a Santa igreja Catedral Metropolitana ficará novamente aberta ao culto e ao serviço da comunidade cristã".

O Conselho Episcopal arquidiocesano, prossegue a nota, "agradece e reconhece a colaboração e o apoio do Governo Federal, assim como também do Governo do Distrito Federal, do Senado da República e dos diversos setores da sociedade" e meios de comunicação social que rechaçaram os "dolorosos atos" acontecidos na Catedral.

Os bispos expressam sua gratidão pelo apoio recebido do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), da Conferência do Episcopado Mexicano e dos Cardeais, Arcebispos, Bispos, Sacerdotes e fiéis, tanto do México como de outras partes do mundo.

Finalmente confiam "em que não voltarão a suceder atos que ponham em risco às pessoas e profanem a santidade do recinto sagrado da Catedral Metropolitana".

Depois da leitura do documento, realizada ontem pela tarde no marco da 13ª Assembléia Diocesana, os assistentes aplaudiram a decisão do Conselho Episcopal e entoaram louvores a Cristo Rei.