O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, expressou sua indignação pela irrupção na Catedral e revelou que "as autoridades, tão federais como as locais, tinham assegurado que já não se daria mais esta incursão de grupos radicais".

"Não se pode suportar esta intolerância, não somente ao Senhor, porque é uma celebração sagrada, ofendendo aos fiéis que aí vão praticar o culto em um país aonde se diz que há liberdade de cultos", declarou o Cardeal a Televisa.

O Arcebispo disse que a notícia do ataque à Catedral por parte de membros do Partido da Revolução Democrática (PRD), chegou à Santa Sé, onde "recebeu-se com dor esta notícia, porque é lamentável que pequenos grupos queiram apagar essa imagem bela que se tem do México".

Do mesmo modo, indicou que quando retornar ao país a princípios de dezembro, decidirá que medidas tomar com respeito à celebração Eucarística dos domingos.

O Cardeal se encontra no Vaticano para participar do consistório no qual o Papa Bento XVI criará Cardeal ao Arcebispo de Monterrey, Dom Francisco Robles Ortega.