No próximo 27 de novembro, a Pontifícia Universidade "Angelicum" de Roma apresentará uma nova edição da Encíclica contra o modernismo do Papa São Pio X "Pascendi Dominici Gregis" durante um evento no que promovido pela Sociedade Internacional Tomás de Aquino.

A nova edição da encíclica que o Papa Sarto escreveu contra as influências do modernismo na teologia e o pensamento católicos foi publicada pela editorial Cantagalli, e se apresenta em uma versão atualizada do italiano, de forma que faça mais fácil a leitura do histórico documento que este ano fez 100 anos que foi publicado.

A encíclica "Sobre os Enganos do Modernismo" leva também uma introdução do Professor Roberto de Mattei, Catedrático da Universidade Européia de Roma, em que não só explica o contexto histórico em que o Papa Pio X escreveu a encíclica, mas também na atualidade da mesma à luz da crescente "ditadura do relativismo" denunciada pelo Papa Bento XVI e presente no pensamento católico atual.

A nova edição da Pascendi será apresentada, além de pelo professor Mattei, por Dom Luigi Negri, Bispo de San Marino-Montefeltro.

"Acredito que frente à grande responsabilidade de uma evangelização capaz de um diálogo sério e profundo com o contexto do mundo circundante, a releitura da Pascendi pode representar uma ocasião fundamental", escreve Dom Negri no prefácio da nova edição italiana.