O Núncio Apostólico no México, Dom Christophe Pierre, somou-se às condenações ao ataque contra a Catedral do DF, protagonizada por simpatizantes do Partido da Revolução Democrática (PRD), e assinalou que todos os templos e pessoas devem ser respeitados.

"Todas as igrejas têm que ser respeitadas e também o povo, os sacerdotes, os bispos e o senhor Cardeal (Norberto Rivera), e penso que é uma coisa elementar, porque não podemos cair neste tipo de atitude", expressou durante sua visita a Nezahualcóyotl, onde reafirmou que "a violência em toda circunstância tem que ser condenada".

Em declarações à imprensa local, o Prelado afirmou que "muitos mexicanos" rechaçam este tipo de atos; do mesmo modo, exortou à "tolerância e à convivência civil", pois "não necessitamos desta violência porque temos que viver juntos e nos respeitar".

Ato de vandalismo

Por sua parte, o Presidente da Conferência do Episcopado Mexicano, Dom Carlos Aguilar Retes, recordou que "os atos de vandalismo nunca são o caminho correto para expressar a diferença de idéias ou opiniões".

Em diálogo com o Notimex no Vaticano, assinalou que "uma coisa é a opinião de um bispo sobre qualquer circunstância e a liberdade para expressar-se, e outra é a animadversão contra representantes da Igreja Católica".

Os atos de vandalismo protagonizados reiteradamente por simpatizantes do PRD contra o clero, fiéis e a Catedral, cujo último episódio foi no domingo, dia 18, levaram a Arquidiocese do México a fechar este templo até que as autoridades garantam seriamente sua segurança; um fato que não acontecia no país desde a "perseguição 'cristera'" das primeiras décadas do século XX.