Dom Claudio Giménez, assinalou que há alguns anos, a Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) decidiu não remeter convites especiais às autoridades nacionais para o novenario da Padroeira do país, a Virgem de Caacupé, para evitar que se politize esta importante festa eclesiástica.

O Bispo indicou que "faz muitos anos que na CEP se determinou que Caacupé não se empreste para a politização do momento. Terá que concentrar-se nestes dias no anúncio e na denúncia, mas, evangelicamente, e desde esse ponto de vista, consideramos o Caacupé como um importante centro de evangelização".

Ao perguntar-se o se dentro do novenario da Virgem se tratarão temas da realidade nacional, o Bispo do Caacupé respondeu que existe um documento apóie para os oradores de cada dia, no que se detalham os pontos a ser tratados.

Entretanto, assegurou que cada um pode usar outra temática em suas homilias. "Isso fica a cargo dos pregadores. Lhes repartiu uma guia homilética e já fica a cargo de cada um utilizá-la ou apoiar-se em outros contidos", explicou.

O documento para este ano trata sobre os rasgos que um discípulo deve ter em conta para levar uma vida como verdadeiro cristão, tirados da reflexão da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e o Caribe realizada na Aparecida, Brasil no mês de maio.