O Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), e Bispo de Bilbao, Dom Ricardo Blázquez Pérez, expressou que a Guerra Civil dos anos 30 foi um período agitado e doloroso ao qual se deve olhar "com o desejo de purificar a memória, de corrigir possíveis falhas, de procurar a paz"; e não de reabrir feridas e procurar revanchismos.

Em seu discurso inaugural da 90° Assembléia Plenária da CEE, o Prelado disse que se deseja "que se faça plena luz sobre nosso passado": conhecer a origem do conflito e suas conseqüências; mas através de uma "aproximação aberta, objetiva e científica" que evite "a pretensão de impor à sociedade inteira uma determinada perspectiva na compreensão da história".

"A memória coletiva não se pode fixar seletivamente; é possível que sobre os mesmos acontecimentos existam apreciações diferentes, que se irão aproximando se existir o desejo autêntico de compreender a realidade", explicou.

Por isso, Dom Blázquez advertiu que o olhar ao passado não deve ser para reabrir feridas, atiçar rancores e alimentar desavenças; mas sim com o desejo de purificar a memória, de corrigir possíveis falhas, de procurar a paz.

"Recordamos sem ira as etapas anteriores de nossa história, sem ânimo de revanche, mas sim com a disponibilidade de afirmar o próprio e de fomentar ao mesmo tempo o respeito ao diferente, já que ninguém tem direito a sufocar os legítimos sentimentos de outro nem a lhe impor os próprios. A busca da convivência na verdade, a justiça e a liberdade deve guiar o exercício da memória", assinalou.

Assim, o Prelado pôs o exemplo dos 498 mártires, quem "tendo sido perdoados e queridos por Deus, oferecem também o perdão". Afirmou que esta é a conduta que os levou a beatificação e que sua elevação aos altares "não vai contra ninguém, a ninguém se torna em cara sua morte, a ninguém se acusa, a ninguém se pede contas".

Por outro lado, disse que na presente Assembléia Plenária que se realiza até em 22 de novembro, foi apresentada uma nova redação do documento "Igreja na Espanha e Pastoral das migrações", preparado pela Comissão Episcopal de Migrações e que através de reflexões teológicas e orientações práticas, "pretende responder à nova situação do fenômeno das migrações".

Em seu discurso, o Presidente da CEE também fez menção ao centenário do nascimento do Cardeal Vicente Enrique e Tarancón, e aos 25° aniversário da visita do Papa João Paulo II ao país.

O discurso completo, em espanhol, se encontra em: http://www.conferenciaepiscopal.es/documentos/plenaria/XC_plenaria.html