A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) deu a conhecer um novo programa para fazer da castidade "a pedra angular na vida do campus católico", ao finalizar sua Assembléia Plenária recentemente celebrada em Baltimore.

Segundo o site pró-vida LifeSiteNews.com, a USCCB apresentou o programa "Formação catequética para a vida de castidade: Esboços para o currículum e o desenho de publicações" que servirá basicamente para a formação de alunos do ensino médio.

De acordo aos prelados americanos, este programa aponta à educação "na moralidade e a virtude" centrando-se na formação dos jovens na fé e a moral que se requerem para a vida casta. O documento de 14 páginas reconhece além disso "o rol primário dos pais na instrução das crianças em matérias de sexualidade humana".

Depois de precisar que "a educação para a castidade é mais que um chamado à abstinência", os bispos ressaltam "o rol primário mas não exclusivo dos educadores de crianças" e enfatizam que outros formadores "cumprem suas responsabilidades em nome dos pais" e com seu consentimento e autorização.

"É emocionante e alentador ver que os bispos dos Estados Unidos estão procurando reforçar o compromisso das escolas e paróquias católicas no ensino da castidade", comentou por sua parte Dawn Eden, diretor do programa Amor e Responsabilidade da Sociedade Cardeal Newman.