O Arcebispo de Mérida e presidente da Comissão de Meios da Conferência Episcopal da Venezuela (CEV), Dom Baltazar Porras, chamou os venezuelanos a votarem com consciência em 2 de dezembro, quando se realizar o referendum para aprovar ou rechaçar o projeto de reforma constitucional do Presidente Hugo Chávez.

Em declarações a Unión Radio, o também Primeiro Vice-presidente do CELAM assinalou que esse dia a população não pode ir votar de "maneira ingênua", pois se trata de um fato que corresponde a todos. "Isto não é um problema a favor ou em contra do Governo", esclareceu.

Do mesmo modo, Dom Porras, pediu estar atentos ao acionar dos órgãos responsáveis pelo ato eleitoral, para que atuem de acordo a lei e assim controlar "o que é uma postura de abuso unilateral por parte do órgão eleitoral e todo os que estão envolto neste processo".

Intolerância governamental

O Arcebispo também criticou a intolerância do Governo, que através da Assembléia Nacional, aprovou investigar aos colégios católicos por supostamente exortar à leitura do documento da CEV contra a reforma.

"Tudo isto faz ver muito mais claro o que haja essa intolerância e essa falta de respeito generalizado a todas as instituições, incluída a Igreja, e isto último de ontem da AN é certamente patético e dramático", expressou.

Dom Porras lamentou que os legisladores, em vez de dedicar-se a problemas como a violência, procurem esta cortina de fumaça ao amedrontar aos bispos para assim "desviar a atenção de algo que a todos preocupa, que nos tem que ocupar nestes dias". Isto é "intolerância", denunciou.

"Isto põe mais em evidência o inaceitável desta proposta (a reforma constitucional), que a só leva ao aumento e a todo tipo de ataques contra todas as pessoas", assinalou.