O Arcebispo de Arequipa (Peru), Dom Javier Del Río Alba, anunciou a criação do Instituto Arquidiocesano para a Família para formar à paróquia em temas como bioética, moral, educação integral e transmissão da fé aos filhos, o aborto e a eutanásia.

O centro de estudos, que começará a funcionar de no próximo ano e estará aberto a toda a comunidade, busca "defender à família dos contínuos ataques que sofre de parte da cultura de morte", indicou a Arquidiocese em um comunicado. Além disso se quer "beneficiar ao maior número de fiéis" dando "a possibilidade de conhecer profundamente aspectos da vida humana e cristã", adicionaram.

Por sua parte Dom Del Río assinalou que "queremos formar bem nossos fiéis em aspectos vinculados a bioética, a moral familiar, o que é o sacramento do matrimônio, assim como formar aos jovens e aos pais para a educação integral de seus filhos e é obvio a transmissão da fé".

A organização do instituto contará com o apoio da Universidade Santo Tomás do Chile tanto na formação e capacitação os futuros responsáveis, a quem lhes ofereceu bolsas de estudo para mestrados na especialidade de matrimônio e família, como na elaboração dos currículos de estudo e material de ensino, entre outras coisas.