A presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) enviou uma carta à Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) em que expressam sua solidariedade com os bispos de tal país que sofrem ataques por expressar seu julgamento moral sobre a "reforma constitucional" impulsionada pelo Presidente Hugo Chávez.

Segundo a agencia vaticana Fides, a missiva leva a assinatura do Presidente e Vice Presidente do CELAM, Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, e Dom Victor Sánchez Espinosa, Bispo Auxiliar do México. Ambos os prelados afirmam que o organismo eclesiástico latino-americano "segue com profundo interesse e espírito de solidariedade o presente processo de reforma constitucional na Venezuela".

A carta dirigida ao Arcebispo de Maracaíbo e Presidente da CEV, Dom Ubaldo Santana, apóia a declaração "Chamados a viver em liberdade" publicada pelos bispos venezuelanos em 20 de outubro para iluminar de um ponto de visto moral, opiniões e decisões sobre as reformas constitucionais.

"A pesar do tom construtivo e intenção de oferecer uma contribuição –continua a carta– vemos certamente setores que lançaram ataques e insultos para denegrir e infravalorizar a opinião expressa e questionar o rol dos Bispos como guias para os fiéis".  

A presidência do CELAM manifesta sua total solidariedade e pede que Deus ajude "aqueles envoltos nesta missão de orientar os destinos da nação, na tolerância e o diálogo, para achar caminhos de desenvolvimento e justiça social".

Finalmente, o CELAM pede a Deus que continue alentando e fortificando "o rol profético dos Bispos de uma vez que oriente ao Povo de Deus nos caminhos da paz".