Ao finalizar a Audiência Geral de hoje na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI rezou ante as relíquias da Santa Teresinha do Menino Jesus que um grupo de peregrinos da diocese de Bayeux e Lisieux, acompanhados pelo Bispo Pierre Auguste Pican, transladaram a Roma para sua veneração pública.

Concluída sua catequese, o Santo Padre se dirigiu aos peregrinos franceses recordando que "há 120 anos, a pequena Teresa de Lisieux veio em peregrinação a Roma para pedir permissão ao Papa Leão XIII para entrar no Carmelo apesar de sua juventude. Faz 80 anos, o Papa Pio XI a proclamou padroeira das missões e em 1997 o Papa João Paulo II a declarou Doutora da Igreja".

Antes da oração, o Pontífice expressou sua "alegria de rezar ante suas relíquias, como muitos fiéis o podem fazer ao longo de toda a semana em diferentes Igrejas de Roma".

Depois da catequese em que prosseguiu a de na semana anterior sobre São Jerônimo, o autor da tradução da Bíblia Vulgata, o Papa assinalou que "Santa Teresa tivesse desejado aprender as línguas bíblicas para ler melhor a Escritura. Que a exemplo dela e de São Jerônimo dediquem tempo para ler a Bíblia com freqüência. Ao lhes familiarizar com a Palavra de Deus encontrarão a Cristo para permanecer em intimidade com Ele".

Finalmente, Bento XVI se dirigiu aos familiares dos militares italianos que perderam a vida em um atentado em Nassiriya (Iraque) há quatro anos. "A memória destes nossos irmãos e de quantos sacrificaram o bem supremo da vida pelo nobre fim da paz contribua a sustentar o caminho do renascimento, esperançoso, do querido povo iraquiano", afirmou.