A associação Profissionais pela Ética (PPE) da Catalunha denunciou que o Departamento de Educação da Generalitat da Catalunha ameaçou o Colégio Loreto-Abat Oliba de Barcelona com o retiro da autorização de ensino "por sua postura contra a disciplina Educação para a Cidadania" (EpC).

Através de um comunicado, PEE informa que o governo catalão "ameaçou o colégio", dependente da Fundação San Pablo CEU, "retirando a autorização para ministrar o ensino médio".

Nesta escola de Barcelona, explica PEE, "90% dos pais de alunos apresentaram objeção de consciência" frente a EpC. "Além disso, a direção do centro afirmou que não vai ministrar uma disciplina que contradiga seu ideário".

Catalunha é uma das sete Comunidades Autônomas espanholas nas quais se está ministrando já a polêmica disciplina. Conforme explica a nota, os alunos catalães estudarão na EpC "o reconhecimento da diversidade afetivo-sexual, os dilemas morais, o Estatuto da Catalunha como referência ética de conduta e a necessidade de preservar a memória histórica da luta pela democracia".

"O decreto catalão que desenvolve Educação para a Cidadania obriga a que os centros educativos submetam seu ideário, disciplinas e materiais didáticos aos valores e princípios da disciplina", explicam os profissionais.

Ante tal situação, o Presidente do PPE da Catalunha, Ramón Novella, reiterou seu apoio ao Colégio Loreto-Abat Oliba e manifestou que "se a Generalidade cumprisse sua ameaça cometeria uma ilegalidade".

Por isso, Novella lançou um chamado aos cidadãos, associações de pais e centros educativos para que se mobilizem em apoio ao colégio ameaçado escrevendo ao Departamento de Educação ao e-mail: conseller.educacio@gencat.net