O Núncio Apostólico no México, Dom Christopher Pierre, afirmou durante a Missa de abertura da 84º Assembléia Plenária da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), que o desafio maior que tem a Igreja no país é ser verdadeiramente um sinal vivo da presença de Deus.

"Acredito que o desafio maior para esta Igreja, é ser verdadeiramente Igreja, quer dizer, sinal vivo da presença de Deus na realidade humana, para anunciar o Evangelho ao mundo de hoje com sua cultura que muda, como o analisa com precisão o documento conclusivo (de Aparecida), e também como o Santo Padre o destacou em seu discurso inaugural", expressou na Eucaristia celebrada na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe.

Explicou que o mundo atual deixa de ter cada vez menos pontos de referência e tende a valorizar "a indeterminação e o subjetivismo", fazendo que as pessoas escolham o rumo de sua vidas "a partir de uma experiência subjetiva e de uma liberdade que não aceita ser orientada". Isto, afirmou, exige-nos voltar a propor às pessoas que o fundamento de sua vida deve ser a experiência do encontro com Cristo.

A Igreja na América Latina de "entrar em uma atitude missionária para oferecer aos homens de hoje a verdade da salvação que só Cristo, porque é Deus, traz-nos", acrescentou.

Dom Pierre reconheceu que a provocação é grande "em um mundo tentado pela indiferença e o materialismo", e no qual seitas e outros movimentos, com a pretensão de responder às necessidades das pessoas, reduzem a pessoa de Cristo a um ídolo.

"A Igreja será missionária se cada um de seus membros tem uma forte conscientiza da necessidade de anunciar o Evangelho onde vive para transformar a realidade e estabelecer o Reino de Deus", expressou.

A Eucaristia foi presidida pelo Núncio Apostólico, junto ao Presidente da CEM, Dom Carlos Aguiar Retes; e o Vice-presidente do Episcopado, Dom Alberto Suárez Inda.

A 84° Assembléia se desenvolverá até em 16 de novembro e os bispos analisarão as ações pastorais da Igreja, seus programas, propostas, entre outros pontos.

A homilia completa está em http://www.cem.org.mx/doctos/asamblea/lxxxiv/homiliaChP.htm