Dois conventos foram atacados e assaltados no início de novembro no estado de Bihar, na Índia, convertendo-se em um novo episódio de violência contra religiosas e que muitas vezes ficam impunes por certa anuência da polícia.

Segundo a agência Fides, o primeiro fato se deu em 3 de novembro no convento e escola das Irmãs da Caridade de Nazaré em Rajgir, onde dois homens armados entraram a força e ameaçaram à Diretora, Irmã Rose Platthottam, a quem exigiram dinheiro e golpearam na cabeça. Em seguida saquearam o local e danificaram parte da estrutura.

O segundo incidente ocorreu entre a noite de 2 e 3 de novembro na comunidade das Irmãs do Sagrado Coração, onde entraram cinco homens encapuzados e armados. Os delinqüentes ameaçaram às religiosas para que deixem a cidade, em que pese a que administram uma creche para crianças pobres e um dispensário médico que atende doentes de AIDS. A Superiora, Irmã Aruna, disse que não se sentem seguras em tal lugar.

O Vigário Geral da Arquidiocese de Patna (Bihar), Dom Devasia Mattathilany, condenou ambos os atos. "Nosso trabalho no campo social é mal visto pelos integristas. Estamos a serviço do povo, deveríamos ser protegidos", assinalou, uma vez que indicou que muitos destes episódios ficam impunes em toda a Índia por certa anuência da polícia.