Ao receber nesta manhã  2.000 peregrinos da Arquidiocese croata de Split-Makarska, o Papa João Paulo II elogiou a heróica fidelidade deste povo à sua tradição católica.

Ao dirigir-se aos peregrinos que vieram a Roma com ocasião do XVII centenário do martírio de São Domnio, padroeiro da Diocese e da cidade de Split, o Santo Padre assinalou que “provêm dos lugares nos quais São Domnio e os outros mártires de suas regiões deram testemunho de Cristo desde os primeiros séculos até nossos dias, e viestes às tumbas dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e de outros mártires de Roma”.

“Deste modo quisestes manifestar sua adesão à fé que eles mesmos confessaram”, acrescentou.

“Esta adesão -continuou- requer um compromisso de fidelidade constante a Cristo e a sua Igreja para dar um testemunho valente e coerente na família, nos lugares de estudo e de trabalho e em outros ambientes da sociedade. Esforçai-vos. portanto, para promover um humanismo cristão concreto em vossa vida, tanto na esfera privada como na pública”.

“Que vos guie e sustente o exemplo heróico de São Domnio e dos outros mártires, que impulsionados por uma fé sólida em Cristo se entregaram pelo bem dos irmãos”, concluiu o Pontífice.