O Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, Arcebispo de Santo Domingo, exortou aos políticos e outros setores da sociedade a unir-se para ajudar às vítimas da recente tormenta Noel, que açoitou República Dominicana, e poder assim levar adiante ao país.

Em uma Missa pelas vítimas do desastre a que acudiram o Presidente da República, Leonel Fernández; o Vice Presidente, Rafael Alburquerque, e outros altos mandos civis e militares, o Cardeal assinalou que frente às dificuldades que se apresentaram todos os membros do Governo "estão fazendo o que corresponde com as pessoas que resultaram afetadas".

Depois de indicar que "deve haver um trabalho sustentado de solidariedade" para "criar uma nação mais justa", o Cardeal recordou que o problema das vítimas do desastre não é apenas responsabilidade do Estado mas de todos os setores organizados do país, por isso chamou a todos os dominicanos a unir-se por este trabalho.

Em outro momento, o Arcebispo de Santo Domingo assegurou que Deus está enviando sinais à humanidade quando permite que ocorram desastres como a tormenta Noel, que deixou dezenas de mortos e milhares de danificados, e chamou à solidariedade interna entre todos os dominicanos.