Um grupo de laicos liderados pelo Carlos Maria Lassallette empreendeu em Buenos Aires um trabalho interativo que busca levar os ensinamentos do Catecismo aos católicos da pé, suscitando reflexão e diálogo.

"O Catecismo pela Gente" é uma iniciativa do Grupo de Assessores da Catedral Metropolitana, integrado também por Maria Cristina Quinteros e Hernán Carminatti, todos colaboradores do Pe. Jorge Alberto Junor, Reitor da Catedral de Buenos Aires.

Os responsáveis convocam participantes aos que propõem respostas alternativas às quais dá o Catecismo da Igreja Católica para determinadas perguntas. O participante pode escolher sua resposta entre as alternativas propostas ou redigir seu próprio pensamento.

As respostas alternativas foram redigidas considerando o conteúdo e algumas idéias que formam parte do pensamento popular, que às vezes são próximas às expressas pelo mesmo Catecismo, mas em outros casos são diametralmente opostas.

Este trabalho interativo procura refletir e rememorar os conceitos que sustentam a fé católica.

"Em um entorno onde os tempos para a reflexão são cada vez mais estreitos pelo sem número de estímulos e perturbações recebidas, este esforço por escolher a resposta já constitui um lucro muito importante. A atitude por responder é um passo adiante, implica ativar um interesse pelos temas fundamentais, que em muitos esta casos adormecido ou esquecido", indicou Lassallette.

Os responsáveis querem conhecer o enfoque do povo sobre os temas mais atuais, levar a discussão as idéias e o desacordo, avaliar os motivos que justificam as respostas e abrir um diálogo construtivo, que sirva para o desenvolvimento de futuros programas de evangelização.

O trabalho final será a edição e publicação do "Catecismo pela Gente", um texto que relatará a totalidade da experiência e oferecerá os resultados sobre os temas que despertaram mais inquietação.

Se desejar mais informação sobre esta iniciativa pode escrever a catecismoporlagente@fibertel.com.ar