A Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) começou sua 180° Assembléia Ordinária, a última de 2007, que prosseguirá até sexta-feira, 9 de novembro, onde se analisam temas relacionados à realidade eclesiástica e social do país.

No encontro os prelados analisam a situação social do Paraguai centrando-se no "eleitoralismo, a pobreza e a desintegração familiar pela migração de milhares de cidadãos".

Também se tratam temas de importância para a vida da Igreja como as linhas comuns de ação pastoral para todo o país, além de apresentar os relatórios das coordenações pastorais nacionais, do seminário maior nacional e da universidade católica Nossa Senhora da Assunção. Deste modo se programará a festa da Virgem de Caacupé.

Ao finalizar a Assembléia se elaborará um documento que falará da realidade atual do país, manifestou o Secretário Geral da CEP, Dom Adalberto Martínez Flores.

O também Bispo de San Lorenzo indicou que, em vista das eleições presidenciais do próximo ano, a Igreja organizará uma campanha cívica alentando aos paraguaios para irem às urnas, mas sobre tudo para que escolham ao melhor candidato. Para isso pediu o apoio de toda a sociedade em especial dos meios de comunicação.