Especialistas do mais alto nível acudirão a Roma desde diversos pontos do planeta para participar de 15 a 17 de novembro no Congresso Internacional "Ontogêneses e vida humana" que, segundo seus organizadores, contribuirá a cortar a brecha entre ciência, filosofia e teologia própria da época moderna.

Conforme se informou hoje durante uma conferência de imprensa que aconteceu no Escritório de Imprensa da Santa Sé, este evento forma parte do projeto STOQ (Science, Theology and the Ontological Quest), nascido em 2003, onde colaboram cinco universidades pontifícias romanas (Lateranense, Gregoriana, Salesiana, Santa Cruz e Santo Tomás) e o Ateneu Regina Apostolorum, coordenadas pelo Pontifício Conselho da Cultura, com o apoio de John Templeton Foundation e de outras instituições.

Na apresentação do congresso, que se realizará nas instalações do Ateneu Regina Apostolorum, o Presidente do Conselho da Cultura, o Arcebispo Gianfranco Ravasi, afirmou que o objetivo último do projeto é "contribuir ao diálogo entre áreas de investigação e de estudo, que na época moderna se foram separando pouco a pouco". "Trata-se de instituir pontes estáveis e intercâmbios frutuosos entre ciência, filosofia e teologia, mediante o diálogo dos especialistas neste campo", precisou.

Deste modo foi divulgado que no congresso, que se transmitirá a outros centros de investigação e estudo através de videoconferências, participarão cientistas, investigadores e estudantes.

Dom Ravasi anunciou que em 2009, com ocasião do bicentenário do nascimento de Charles Darwin e do 150º aniversário da publicação de seu livro "A origem das Espécies", celebrar-se-á na Pontifícia Universidade Gregoriana outro congresso dedicado ao debatido problema do evolucionismo: "Evolução e Teorias da Evolução".