O Observador permanente da Santa Sé ante a ONU, Arcebispo Celestino Migliore, assinalou que os próximos jogos olímpicos a realizar-se em Pequim, são um momento muito importante para promover o diálogo e a aproximação política que permita superar dificuldades entre alguns países.

Em uma intervenção ante a Assembléia Geral da ONU, o Arcebispo indicou que o diálogo e encontro que oferece o esporte são "instrumentos de aproximação para um objetivo comum" e "representam grandes oportunidades na construção da paz e a prevenção de conflitos".

"As regras e a justiça (próprias dos esportes) permanecem na bases dos processos de paz", afirmou o Prelado e adicionou que por isso as Santa Sé espera que os Jogos Olímpicos de 2008 sejam uma oportunidade para promover o respeito dos direitos humanos e a paz.

Esta será uma oportunidade para demonstrar que "mais importante na vida não é o triunfo, mas sim a luta", asseverou o Arcebispo Celestino Migliore, após poucos dias para que os organizadores das Olimpíadas em Pequim 2008 publicassem uma lista de "objetos proibidos" nas vilas esportivas que inclui a Bíblia.