Ao presidir a oração do Ângelus este domingo, o Papa Bento XVI destacou que o amor, atuando no coração do homem, é a força que renova o mundo.

O Pontífice comentou o Evangelho apresentado pela liturgia dominical, a passagem de Zaqueu, e recordou que Jesus o chamou da árvore onde o publicano se achava: "Zaqueu, desce agora, porque hoje devo me hospedar em sua casa" (Lc 19,5).

"Que mensagem em tal simples frase!", exclamou o Santo Padre; e explicou "Jesus chama por seu nome um homem desprezado por todos. ‘Hoje’, sim, agora mesmo é para ele o momento da salvação".

"‘Devo ficar’: por que ‘devo’? Porque o Pai, rico de misericórdia, quer que Jesus vá procurar e salvar o que estava perdido’; explicou o Papa. "Uma vez mais o Evangelho nos diz que o amor, partindo do coração de Deus e operando através do coração do homem, é a força que renova o mundo".

Bento XVI recordou em seguida a memória do grande santo italiano, cuja festa se recorda hoje, São Carlos Borromeu, Arcebispo de Milão, a quem descreveu como o infatigável reformador que "pôs em prática o Concílio de Trento", e que encabeçou seis sínodos provinciais e onze diocesanos; fundou seminários para formar uma nova geração de sacerdotes; construiu hospitais e destinou as riquezas da família a serviço dos pobres; defendeu os direitos da Igreja contra os capitalistas"

"Seu lema –adicionou- consistia em uma só palavra ‘Humilitas’. A humildade o impulsionou como o Senhor Jesus, a renunciar a si mesmo para fazer-se servo de todos".

Finalmente, o Papa recordou a "meu venerado predecessor João Paulo II, que levava com devoção o nome (Karol, Carlos)" e confiou à intercessão do santo "a todos os bispos do mundo, para quem invocamos como sempre a celestial proteção de Maria Santíssima, Mãe da Igreja".