O Arcebispo de Tegucigalpa, Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, reprovou os roubos sacrílegos e advertiu que todas as pessoas envolvidas neles "estão comprando e vendendo sua própria condenação".

Depois de fazer um chamado ao arrependimento, o Cardeal assinalou que não estamos falando de delinqüentes comuns, mas sim de "ladrões por encargo" que em seguida negociam com "traficantes de obras de arte que os levam fora do país". "Estão saqueando os poucos tesouros coloniais que ficam", denunciou.

"Deus é um juiz justo e embora a justiça deste mundo não funcione, a de Deus se funcionar e um dia terão que dar conta. Não vão se apresentar com a paz que São Paulo se apresenta", afirmou durante a Missa dominical.

O Arcebispo assinalou que os ladrões de arte sacra "vão enfrentar a pena das culpas feitas", pois "todo aquele que levanta sua mão para matar, para roubar para machucar a outros terá que prestar conta a Deus. Digo-lhes arrependam-se, mas ao ladrão não lhe faz falta só arrepender-se, tem que devolver o roubado, a não ser não encontrará o perdão de Deus".

Advertiu que se trata de "dinheiro maldito" que em vez de lhes beneficiar "vai se voltar contra eles". "Todo o que mata, todo o que seqüestra, todo o que faz o mal ao próximo, todo o que rouba, nunca vai ter paz em sua consciência", afirmou.

Segundo fontes eclesiásticas, no ano passado foram roubados cerca de 15 templos, dos quais subtraíram 35 imagens, muitas delas elaboradas na Espanha há quatro séculos.