O Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Lucas Ortega y Alamino, anunciou que o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, visitará a Ilha em janeiro de 2008.

A visita, segundo o Cardeal cubano, "reviverá o espírito da presença em Cuba do Papa João Paulo II, em 1998". Também será "um reconhecimento de tudo o que foi a visita do Papa e um reviver daquilo para pensar que continuamos nesta mesma linha, neste mesmo espírito que tem que seguir crescendo".

O Arcebispo recordou que a visita papal deu à Igreja "um empurrão em sua missão em Cuba e abriu possibilidades para que se ampliasse essa missão e essa presença", e "ao mesmo tempo contribuiu a dar uma imagem de Cuba no mundo".

O Cardeal indicou que as relações entre a Igreja em Cuba e o Estado "são boas mas poderiam ser melhores"; e relatou que nos dias prévios aos 8 de setembro, festividade da Virgem da Caridade do Cobre, a Igreja teve acesso a nove emissoras de rádio provinciais "em horários muito bons" para transmitir a mensagem dos bispos cubanos sobre a padroeira da Ilha e pôde convocar a procissões e atos públicos.

Além disso, assinalou que "em algumas dioceses, em algumas províncias, foi-se aplicando uma ampliação (de visitas) nas prisões".

Esse programa "vai se estender, é um plano para continuar", adicionou.

O Cardeal Ortega assinalou entretanto que a possibilidade de ter um meio de comunicação segue sendo uma "aspiração" da Igreja, e afirmou que "falou-se de caminhar neste caminho dos meios de comunicação" com as autoridades cubanas.

"A educação é mais difícil mas não é algo ao que a Igreja possa renunciar", adicionou.