O Arcebispo de Cochabamba (Bolívia), Dom. Tito Solari Capellari, exortou a todos os fiéis a celebrar a festa de Todos os Santos dignamente pois ela "nos abre o horizonte do céu e nos compromete em um caminho de entrega autêntica".

O Prelado assegurou que "quando falamos dos Santos pensam-nos que estão com Deus e gozam de sua Glória" e "assim nosso espírito se abre às coisas de lá encima e alenta o clima de esperança". "Faz-nos bem nos contagiar de céu para nos liberar ou nos aliviar dos ‘pesos’ daqui embaixo", demarcou.

"Os Santos nos aproximam de Jesus, os Santos nos mostram o rosto de Jesus" e "nos acompanham pelos caminhos de Jesus", indicou Dom. Solari e adicionou que "são como uma encarnação de Jesus e isto nos compromete a formar parte desta família, a assumir seus critérios e viver conforme a seus exemplos".

Depois de assinalar que "os Santos são modelos autênticos de vida, e de vida feliz", o Arcebispo ressaltou que em Cochabamba, gozamos também do Dom dos Santos. Sim, parece-me que podemos dizê-lo sem medo de desmentidos: Cochabamba é terra de Santos".

Logo depois de mencionar vários exemplos de santidade na vida cotidiana como "a senhorita Virginia Blanco" quem "se entregou generosamente a servir aos necessitados"; "o Pe. Berta, ou de certas religiosas, como a Irmã Estefanía", o Prelado destacou a "santidade de tantas mamães e de tantos papais, que viveram a nosso lado, nos deixando exemplos comovedores de bondade e de fidelidade".

"São estes os Santos que hoje celebramos com gratidão e alegria", assinalou Dom. Solari e adicionou que seu "exemplo nos compromete sobre tudo nesta hora de história de Cochabamba e da Bolívia quando cabalmente talvez o clima que respiramos não corresponde a este espaço de céu que hoje desceu que cima para que o compartilhemos".

"Que o Senhor nos ajude a aspirar às coisas boas, verdadeiras e santas", concluiu.