Em uma entrevista com o jornalista italiano Paolo Luigi Rodari, autor do blog "Palazzo Apostolico", o bispo excomungado Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X, confirmou que o movimento cismático que dirige exige a mudança dos textos do Concílio Vaticano II, não só sua "correta interpretação", como pediu o Papa Bento XVI.

Na entrevista, Fellay defendeu o outro bispo lefebvrista excomungado, Richard Williamson, identificado por alguns meios como "a asa intransigente" da organização cismático; e assinalou que "Williamson e eu estamos na mesma linha, aquela que acredita que dificilmente poderíamos reingressar à Igreja tal como está".

Desta maneira, ao falar de seu "reingresso", Fellay confirmou o estado de cisma de sua organização.

Segundo Fellay, "as razões são muito simples", porque "Bento XVI liberalizou o antigo rito," mas este segue sendo criticado "pela maioria dos bispos". "O que deveríamos fazer? Reingressar à Igreja para ser insultados por todas essas pessoas?".

"Além disso do antigo rito –prossegue- o problema para nós são as palavras que o Papa Bento XVI dedicou ao Vaticano II", porque "a ruptura com o passado está diretamente relacionado, infelizmente, a alguns textos do Vaticano II e estes textos, deveriam alguma forma, ser revisados":

"Ratzinger –insiste Fellay– deveria preparar-se para uma direta revisão dos textos conciliar, e não só para uma denúncia de sua incorreta hermenêutica".

O bispo excomungado põe como exemplo a declaração Dignitatis Humanae dedicada à liberdade religiosa. Segundo Fellay, nela a Igreja estaria ficando em situação de submissão às autoridades civis, quando "em minha opinião deveria ser o oposto: é o estado o que deve submeter-se à fé católica e reconhecer que é a religião do estado".

Fellay conclui dizendo que mantém um "intenso intercâmbio de cartas" com o Cardeal Darío Castrillón Hoyos, Presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, "mas não existe ainda um documento de trabalho comum".

"Permaneço entretanto crédulo, porque todas nossas tratativas até agora foram excelentes".