A Faculdade de Direito Canônico da Universidade da Navarra será sede do Simpósio Internacional "O financiamento da Igreja Católica na Espanha" que se realizará de 24 a 26 de outubro de 2007 e em que participarão distintos especialistas para tratar o novo sistema de contribuição à Igreja combinado com o Estado a fins de 2006.

Entre os especialistas participantes destacam Dom. Mauro Rivella, diretor do Ufficio Nazionale per i problemi giuridici do Episcopado italiano; Fernando Giménez Barriocanal, Vice-secretário de Assuntos Econômicos da Conferência Episcopal Espanhola (CEE); Ignacio Sánchez Cámara, professor da Universidade de La Coruña; Dom. Antonio Algora, Bispo de Cidade Real e membro do Conselho de Economia da CEE; Antonio Vázquez del Rey, professor de Direito Tributário da Universidade da Navarra; entre outros.

Jorge Otaduy, professor da Universidade de Navarra, manifestou que "para que o novo sistema de financiamento funcione é fundamental a melhora das técnicas de gestão e administração dos bens" e que exista uma melhor comunicação com os fiéis para "entender melhor o trabalho da Igreja e se promova uma maior co-responsabilidade dos católicos".

Otaduy também assinalou que neste simpósio, organizado pelo Instituto Martín de Azpilcueta da mencionada universidade, "o financiamento da Igreja será abordada de uma perspectiva interdisciplinar: nestas sessões não só levarão em conta o direito canônico, o direito tributário ou a ciência econômica mas também se levará em conta aspectos relacionados com a sociologia, a publicidade e a comunicação institucional".

No novo sistema combinado com o Estado em 2006, a principal mudança consiste em "a eliminação da entrega direta das quantidades que ainda recebia a Igreja dos Orçamentos do Estado em troca do incremento de 0,5% aos 0,7% do quais os contribuintes destinam a fins religiosos".