Ao meio-dia o Papa Bento XVI rezou o Ângelus dominical na cidade de Nápoles, Italiana, no marco de sua visita pastoral, e ao introduzir a oração Mariana recordou a importância do compromisso cristão de todos os laicos na realidade social.

O Santo Padre aproveitou a ocasião para pedir pelos missionários" no dia que se celebra "a Jornada Mundial Missionária que tem um lema bastante significativo: ‘Todas as Igrejas para todo mundo’".

"Cada Igreja particular é co-responsável da evangelização de toda a humanidade e esta cooperação entre as Igrejas foi incrementada pelo Papa Pio XII com a Encíclica Fidei donum, há 50 anos".

O Papa exortou a que "não falte nosso apoio espiritual e material a quantos operam nas fronteiras da missão: sacerdotes, religiosas, religiosas e laicos, que vão adiante se encontrando com graves dificuldades, até perseguições".

Deste modo confiou "à Virgem Santa a quantos estão comprometidos pelo bem comum e por uma justa ordem social. Muitos som os problemas e os desafios que hoje temos à frente. Necessita-se de um forte compromisso de todos, especialmente dos fiéis laicos que trabalham no campo social e político, para assegurar a cada pessoa as condições indispensáveis para desenvolver os próprios talentos naturais e maturar generosas opções de vida a serviço dos entes queridos e de toda a comunidade".

Em seguida rezou o Ângelus e saudou os presentes em diversos idiomas.