O Papa Bento XVI ingressará na baía da cidade anfitriã da Jornada Mundial da Juventude 2008 a bordo do "Sydney 2000", o maior cruzeiro da região, e será recebido por centenas de navios em 17 de julho, informaram fontes da organização da JMJ.

Steve Lawrence, Diretor do Escritório para a Evangelização e a Catequese do Episcopado australiano, e o Pe. Peter Williams, Diretor do Departamento de Liturgia, explicaram que o Papa Bento XVI chegará a navio à baía de Sydney por volta das 2:00 p.m. –hora local– e será acolhido por 14 navios cheios de jovens, além de dezenas de naves e barcos de menor tamanho postas a disposição dos habitantes da cidade.

"Outros peregrinos se reunirão ao longo da baía", explicaram os organizadores.

A cerimônia de bem-vinda se realizará na zona de Bangaroo, onde logo depois de uma bem-vinda segundo as tradições dos nativos originários da Austrália, seguirá o Festival da Juventude, durante a qual se oferecerão confissões aos jovens presentes.

Terminado o festival, o Pontífice percorrerá as principais ruas de Sydney em Papamóvel

Via-Crúcis

Em relação à Via-Crúcis da sexta-feira, "as quatorze estações estarão subdivididas em seis lugares símbolo da cidade, onde participarão cem ‘atores’ que se transladarão sucessivamente, enquanto os jovens participantes poderão escolher reunir-se em qualquer dos seis pontos de encontro para seguir a oração".

A Via-Crúcis partirá da Catedral de St. Mary. Os outros pontos de encontro para os jovens será o Parque de Domain, a Galeria de Arte, o Sydney Opera house, a baía de Barangoroo e a baía de Cockle.

"A seleção de vários lugares permitirá envolver um numero mais alto de pessoas e de habitantes de Sydney. Existem equipes de evangelização que estão trabalhando há algum tempo para sensibilizar à população para este momento", explicaram os organizadores.

Os momentos mais importantes da visita do Papa serão a Vigília e a Missa final no Hipódromo de Randwick, aonde os jovens chegarão de quatro diversas rotas, dois deles de quase 25 quilômetros.

Em Randwick se esperam 300 mil peregrinos para a vigília, que poderiam chegar a 500 mil no dia da Missa final, no domingo, 20 de julho.