Os bispos equatorianos convidaram os paroquianos a prepararem-se para o próximo 3° Congresso Americano Missionário (CAM 3), e o 8° Congresso Missionário Latino-americano (COMLA8), que se realizarão em agosto de 2008 em Quito, pois "será uma preciosa ocasião para que todos revitalizemos nosso compromisso missionário".

Ao finalizar a Assembléia Plenária dos Bispos do Equador, os prelados apresentaram a Carta Missionária em que recordaram que estes congressos servem "para reavivar o espírito missionário no Povo de Deus e responder às necessidades do mundo de hoje".

O impulso missionário, afirmaram, "nasce na comunidade eclesiástica do amor de Deus", que quer que todos os homens se salvem; por isso, os seguidores de Cristo "têm que fazer todo o possível para que, graças a seu compromisso missionário, à vontade salvífica de Deus se realize".

Nesse sentido, alentaram aos equatorianos a tomar "com maior decisão o compromisso de abertura missionária", a qual tem três exigências fundamentais: ser testemunha acreditável de Cristo, comprometer-se a comunicar aos outros o Evangelho, e "a partir deste encontro pessoal com o Senhor", impulsionar a santidade cristã, "que está ao alcance de todos".

"A vida se acrescenta dando-a e se debilita no isolamento e na comodidade. De fato, os que mais desfrutam da vida são os que, deixando certas seguranças e comodidades, entusiasmam-se por comunicar a vida a outros", afirmaram.

Do mesmo modo, na carta, os bispos equatorianos anunciaram que próximo darão "as orientações para a Grande Missão, que se realizará em cada uma das jurisdições eclesiásticas de nosso país". Também os exortaram a um "renovado ardor", com "profundo espírito de comunhão eclesiástica, disponibilidade à ação do Espírito Santo e fervente oração".

Para mais informação, pode-se acessar o site: http://www.cam3ecuador.org/index_OK.htm