A Plataforma HazteOir.org (HO) exigiu a retirada da campanha "informativa" que as Juventudes Socialistas estão realizando em institutos da província de Toledo. Caso contrário, a organização efetuará as ações legais correspondentes por violar o princípio de neutralidade ideológica, a Lei Orgânica do Direito à Educação (LODE) e a Constituição Espanhola.

O delegado do HazteOir.org em Castilla-La Mancha, Alejandro Campoy, precisa que esta violação vai contra o artigo 18.1 da LODE, que estabelece que "todos os centros públicos desenvolverão suas atividades com sujeição aos princípios constitucionais, garantia de neutralidade ideológica e respeito das opções religiosas e morais a qual faz referência o artigo 27.3 da Constituição".

"Neste sentido –explica Campoy– nenhum partido político pode realizar campanha nenhuma nos centros de ensino públicos. Isto se estende também aos consertados, por isso exigimos às Juventudes Socialistas a imediata retirada da campanha ou iniciaremos as ações legais oportunas. Está-se violando flagrantemente o princípio de neutralidade ideológica".

Campoy indica em seguida que "a isto terá que acrescentar que tudo vai se realizar sem o conhecimento e consentimento dos pais, sendo objeto os menores de uma invasão de sua liberdade ideológica por parte de membros de um partido político. Naturalmente, isto suporta uma série de responsabilidades também dos órgãos diretores dos centros, por isso vamos pôr a disposição de todos os pais que o solicitem o devido assessoramento jurídico para que procedam contra as respectivas diretivas naqueles lugares em que esta iniciativa seja permitida ou incentivada por tais cargos".

"Isto demonstra uma vez mais o caráter doutrinador e sectário da disciplina Educação para a Cidadania, quando todo um partido político se mobiliza em apoio à mesma. Poucas provas mais deveriam necessitar os pais neste sentido. Por isso mesmo, voltamos a reiterar nosso chamado à objeção de consciência como à única alternativa válida frente a esta imposição", conclui.