Ao receber nesta sexta-feira aos bispos da Conferência Episcopal da República do Congo, que concluem sua visita "ad limina", o Papa Bento XVI fez um chamado a promover a dignidade do matrimônio cristão.

O Santo Padre destacou primeiro a "contribuição específica e concreta dos bispos no estabelecimento da paz e da reconciliação no país" e fez um pedido aos "cristãos e a toda a população a abrir os caminhos de reconciliação, para que as diferenças étnicas e sociais, vividas no respeito e no amor mútuos, sejam uma riqueza comum e não um motivo de divisão".

O Papa convidou aos prelados a cuidar "a formação cristã inicial e permanente dos fiéis, para que conheçam o mistério cristão e que ao vivê-lo, apóiem-se na leitura da Escritura e na vida sacramental". Neste contexto, agradeceu às pessoas comprometidas na formação dos laicos, em particular aos catequistas e suas famílias.

O Santo Padre fez além um chamado "aos numerosos sacerdotes congoleses que residem fora do país para que considerem seriamente as necessidades pastorais de sua diocese e tomem as decisões necessárias para responder aos chamados urgentes de suas Igrejas diocesanas".

Bento XVI afirmou que "a diminuição sensível do número de matrimônios canônicos é um verdadeiro desafio que sobrecarrega a família"; e advertiu que "a legislação civil, a debilitação da estrutura familiar, assim como o peso de certas práticas tradicionais, especialmente o custo exagerado do dote, são um freio real ao compromisso dos jovens no matrimônio".

"É necessária uma reflexão pastoral profunda para promover a dignidade do matrimônio cristão, reflexo e realização do amor de Cristo por sua Igreja".

"É importante ajudar os casais a adquirir a maturidade humana e espiritual necessária para assumir de maneira responsável sua missão de maridos e de pais cristãos, lhes recordando que seu amor é único, indissolúvel e que o matrimônio contribui à realização plena de sua vocação humana e cristã", concluiu o Papa.