O Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, pediu ao Senhor dos Milagres que proteja o Peru para que se respeite a vida e assinalou que "tem que estar sempre atentos porque esta humanidade quer matar as crianças não nascidas. Não aceitemos nunca a destruição da vida da criança não nascida, em nenhuma de suas formas".

Em uma Missa em honra ao Cristo Moreno, o Cardeal manifestou seu rechaço a quem não respeita a vida do não nascido e adicionou que "não podemos deixar que em nome do progresso e do planejamento familiar se pretenda introduzir a morte na sociedade peruana. Dizemos não ao aborto e sim à vida".

Em sua homilia, prévia ao início do terceiro percurso processional do Senhor dos Milagres, o Primaz do Peru indicou aos milhares de fiéis, que abarrotaram os exteriores da igreja das Nazarenas, que Jesus não veio aumentar as cruzes humanas mas sim a dar um sentido à existência humana

"Há cruzes que, nós homens, fabricamos pelo egoísmo, mentira, mau trato, violência, injustiça. Essas cruzes não são de Deus, nós as fazemos". "Quem procura Jesus sem dor ou sem sacrifico encontrará uma dor e um sacrifício sem Jesus", precisou o Arcebispo de Lima.

No meio do dia, ao passar a imagem do Senhor dos Milagres, conhecida também como Cristo de Pachacamilla, pelo Palácio Arcebispal, o Cardeal ministrou sua bênção e voltou a invocar que se defenda o direito à vida. Além disso, recordou que "o aborto não é um direito humano" como alguns deslocados afirmam, "mas sim uma profunda ferida social".

"Senhor dos Milagres, segue protegendo nossa pátria para que por nenhum motivo se atrevam a atentar contra a vida daqueles pequeninos não nascidos. Senhor dos Milagres, que em nossa pátria sempre se respeite a vida!", invocou.

"Jamais nos dobraremos por dinheiro à corrupção do aborto e à corrupção desses maus tratos à vida humana. Digamos sempre, irmãos, sim à vida e não ao aborto", exortou o Cardeal.