Dom Francisco Robles Ortega, Arcebispo de Monterrey e futuro Cardeal da Igreja, relatou que seus idosos pais aceitaram o anúncio de sua próxima criação cardinalícia com emoção, mas também com um profundo olhar de fé.

O Arcebispo, que será criado Cardeal no Consistório convocado pelo Papa Bento XVI para 24 de novembro, tem 58 anos de idade, é oriundo de Mascote (Jalisco) e é o terceiro filho de uma família de 16 irmãos dos quais vivem 15.

O pai de Dom Robles Ortega tem 90 anos e a mãe 80.

"Devo reconhecer que meus papais viveram sempre em um âmbito de vida de fé, ensinaram-nos a viver assim, a viver sob a providência de Deus, sob seu olhar amoroso, então tudo o que vai acontecendo na vida, meus papais o interpretam como uma graça que sabem de antemão, que nem eu mereço, nem eles merecem", explicou o Arcebispo.

"Eles nos ensinaram a ler assim a vida; nós não merecemos, Deus é bom, é Pai e vai marcando, vai indicando como Pai, o caminho".

O Arcebispo de Monterrey relatou que lhes deu a notícia e eles reagiram "emocionados, porque sabem que isso é uma graça muito especial, mas também sabem que é uma responsabilidade e eles imediatamente, como pessoas fiéis e religiosas, refugiam-se na força da oração".

"Eles me disseram: ‘tenha ânimo, assim como o Senhor te ajudou, vai seguir te ajudando nesta responsabilidade e nós vamos seguir orando por ti junto com seus irmãos como o fizemos sempre’", concluiu.