O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, pediu que a beatificação dos 498 mártires a realizar-se em 28 de outubro em Roma, tragam para a Igreja na Espanha "um triplo fruto: santidade, missão e reconciliação".

Durante a Missa celebrada com motivo da próxima beatificação, o Cardeal destacou que do número total de futuros beatos, três eram madrilenos, 232 estudaram em Madri e 176 foram martirizados nesta cidade. "Eles não foram culpados do que passou na Espanha daqueles anos", afirmou, e indicou que, entretanto, entregaram sua vidas a Deus da forma "mais sublime" e deram testemunho ao perdoar seus carrascos.

A Igreja, assinalou, "premiou a nossos mártires que deram a vida por Cristo, pela Igreja e por seus irmãos".

Durante sua homilia, o Arcebispo também se referiu à necessidade do cristão de ser missionário, já que se trata de "uma maneira direta, plena e autêntica" de ser testemunha de Cristo.

Finalmente, convidou aos paroquianos a fazer dos mártires "intercessores" do processo de reconciliação na Espanha, "cuja atualidade não faz falta destacá-la".

Os 498, afirmou, não morreram por interesses sociais, políticos ou humanos; "morreram por Cristo, mas não eram beligerantes. Eles só trazem palavras de perdão, reconciliação verdadeira e paz".