O Diretor Nacional das Obras Missionárias Pontifica (OMP), Pe. Raúl Rodríguez, informou que neste 21 de outubro os cubanos se somarão à Jornada Missionária Mundial com o lema "Todas as Igrejas para todo mundo".

Em declarações ao Ompress, o sacerdote assinalou que este ano a celebração da jornada coincide com a beatificação do primeiro beato cubano, Frei José López Piteira, mártir da Guerra Civil Espanhola, e que se realizará no domingo, 28 de outubro, em Roma.

Informou que este ano as OMP difundiram um CD com a mensagem do Papa Bento XVI, um guia para a celebração da Jornada com a Infância Missionária, assim como dois temas de formação e catequese orientada aos menores que já celebraram a Primeira Eucaristia. Do mesmo modo, indicou-se que neste 18 de outubro as crianças cubanas se somarão à campanha mundial "um milhão de crianças rezando pela união e a paz no mundo".

Este ano, cada semana de outubro está dedicada a uma intenção: a Infância Missionária, as vocações sacerdotais, as equipes de Visitadores de Doentes, a própria Jornada Missionária Mundial e, finalmente, pelos jovens cristãos para que vivam sua fé com compromisso e generosidade missionária. Esta última intenção se inspira em Frei José López Piteira, jovem de 23 anos que viveu o martírio com grande generosidade.

As OMP também animam os grupos missionários paroquiais a prepararem uma pequena exposição missionária em que se exponham fotos e testemunhos dos missionários assim como dos trabalhos realizados nestas pequenas comunidades e povoados.