O Escritório de Imprensa da Santa Sé divulgou um comunicado sobre a XII reunião do Conselho especial para a América da secretaria geral do Sínodo dos Bispos, que se celebrou nos dias 9 e 10 de outubro e no qual denunciaram as principais ameaça que se abatem sobre o continente.

Presidida pelo Arcebispo Nikola Eterovic, Secretário geral do Sínodo dos Bispos, participaram da reunião quatro cardeais e 8 arcebispos e bispos.

Os assistentes refletiram sobre a situação social e eclesiástica nos diferentes países do continente americano, tendo em conta a exortação apostólica pós-sinodal "Ecclesia in America" (1999) de João Paulo II.

Segundo o comunicado da secretaria do Sínodo, "o movimento migratório representa um dos aspectos de maior preocupação", sendo "especialmente delicada a situação de dos imigrantes que são reconduzidos aos países de origem".

Os participantes na reunião destacaram os problemas relacionados com "a produção e o tráfico de drogas, a violência e a corrupção política, a promoção de uma série de leis -sobre o aborto e a eutanásia- contrárias às normas éticas". Também constataram que, do ponto de vista social, "segue-se desenvolvendo uma corrente, freqüentemente de sinal neo-marxista, que provoca desequilíbrios nas relações internacionais e nas realidades internas dos países e tráfico de ignorar a Igreja católica e não considerá-la parte no diálogo social".

No campo eclesiástico, "é um motivo de consolo -continua a nota- o aumento das vocações ao sacerdócio".

Além disso, "a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe (13-31 de maio de 2007) celebrada em Aparecida (Brasil) suscitou uma notável esperança".

Por isso concerne à exortação apostólica pós-sinodal "Sacramentum caritatis" (2007) de Bento XVI, no comunicado se destaca que "existem muitos sinais positivos no Continente americano relacionados com a repercussão do documento, que deu um novo impulso à celebração e adoração do mistério eucarístico".

A próxima reunião do Conselho especial para a América acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2008.