O Bispo Auxiliar do México, Dom Rogelio Esquivel Medina, expressou o apoio do Conselho Episcopal ao Cardeal Norberto Rivera Carrera, e seu rechaço às agressões que o Cardeal sofreu em 7 de outubro, quando um grupo de manifestantes atacaram seu veículo à saída da Missa dominical.

"Com profunda tristeza e indignação, seus (nove) bispos auxiliares vemos como estas irreverentes atitudes de pessoas, que sem dúvida alguma não estão bem informadas, converteram-se em violência contra toda a Santa Igreja", expressou o Prelado em um texto lido ao final da Eucaristia.

Dom Esquivel assegurou que a causa destes ataques é a defesa que o Cardeal faz da vida e do matrimônio cristão. "Você tem a fortaleza de Jesus Cristo, a proteção materna de Santa Maria de Guadalupe, o amor e a devoção de seus fiéis e a solidariedade fraterna de seu bispo e sacerdotes que faz possível a unidade da Igreja, esta Igreja particular da qual sois Vós cabeça e Pastor", garantiu.

Por sua vez, o Cardeal agradeceu aos laicos e religiosos que estiveram presentes para expressar seu apoio de diversas formas, alguns inclusive do exterior. "Continuamente me enviam essas palavras de alento, essas palavras carinho", manifestou.

Também se referiu à missiva enviada por deputados de distintas bancadas partidárias da Assembléia Legislativa do D.F.; em que "pedem expressamente o respeito, a tolerância, e pedem sobretudo a defesa para que todos tenhamos a liberdade de expressão".

Durante a Celebração Eucarística, verificou-se a presença de 60 agentes da polícia municipal, que reforçaram a segurança na Catedral.