O Núncio Apostólico no México, Dom Christophe Pierre, indicou que o "Estado tem o dever de garantir a segurança de todos os cidadãos" para evitar que se sigam apresentando atos lamentáveis como os ocorridos com o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, quem denunciou ter recebido ameaças de morte.

Depois de uma reunião com o Bispo e o governador da cidade de Cuernavaca, Dom Pierre lamentou o ocorrido com o Arcebispo do México e precisou que o Estado deve garantir a segurança e a vida de todos os mexicanos.

O Núncio fez estas declarações logo depois que o Cardeal Rivera rechaçou a proteção pessoal oferecido pelos secretários de Segurança Pública federal e municipal, Genero García Luna e Joel Ortega, respectivamente; ante os recentes incidentes ocorridos com uma mulher que se identifica como Julia Cruz o Klug, quem ingressou na Catedral durante a Missa e agrediu verbalmente ao Cardeal e em outra ocasião golpeou o automóvel em que se encontrava.

Por sua vez o porta-voz do Arcebispado, Pe. Hugo Valdemar, assegurou que o Cardeal Rivera não só rechaçou a proposta de García y Ortega, mas também solicitou que se reforce a segurança na Catedral Metropolitana pois o que lhe preocupa é a segurança dos fiéis que vão à Missa a cada domingo.

Também o governador de Cuernavaca, Marco Adame Castillo, pronunciou-se a respeito e considerou que o Cardeal fez bem em apresentar uma denúncia e adicionou que cabe ao Estado mexicano analisar e atuar em torno deste tipo de ameaças, à segurança e à vida do Cardeal.

"Neste caso a agressão da qual o Cardeal foi objeto permite queixar-se contra qualquer ato de intolerância e a favor do respeito das liberdades fundamentais dos cidadãos", asseverou Adame.