O Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, inaugurou nesta quinta-feira o II Congresso Nacional Missionário, cuja primeira jornada de Luis Fernando Figari fez um chamado aos laicos a despertar à sua responsabilidade como batizados.

"A alegria que já vivemos neste encontro é um dos sinais mais claros da missão. O Senhor enviou todo mundo e por isso, a presença de Deus na missão sempre leva consigo a alegria", disse o Cardeal Cipriani durante a inauguração, ao comentar as apresentações artísticas de numerosas crianças de colégios católicos da capital  peruana.

"Ao inaugurar este congresso  com enorme agradecimento a tantas irmãs e irmãos nossos que desde o início da Igreja deixaram pai, mãe, lar, família e empreenderam essa maravilhosa missão de ir  ao mundo inteiro; hoje os recordamos e também toco a porta a cada uma e a cada um, recordando que o Senhor segue esperando missionárias e missionários hoje".

Na primeira conferência, Luis Fernando Figari, Fundador do Sodalício de Vida Cristã e da Família Sodálite assinalou que quando o Papa Bento VI escolheu para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano  o tema  de "Discípulos e Missionários de Cristo. Para que n'Ele os Povos tenham vida", "o primeiro que veio à minha mente foi que o Papa conhece nossa realidade e as ameaças de secularização que se apresentam hoje, não poucas vezes de formas extremamente agressivas, procurando com isto que os pastores se concentrassem à tarefa de aplicar a Nova Evangelização de uma maneira mais intensa como já propôs o Papa João Paulo II".

"Muitas vezes –advertiu o expositor- damos como suposta a identidade cristã do batizado e por isso muitíssimas empresas apostólicas fracassam. A identidade do cristão vem sendo atacada de muitas formas, debilitando a transmissão da fé, e as manifestações cristãs na vida cotidiana, assim como as sócio culturais do que significa verdadeiramente essa adesão à fé da Santa Igreja".

Luis Fernando Figari recordou em seguida que o Papa Bento XVI em Aparecida assinalou que "os mais propensos a sofrer este processo de alinhamento, são aqueles que não têm essa fé na mente forte e clara e cuja vivência da fé é débil. Tudo isso aponta a um assunto que é precisamente conteúdo que compartilhamos em Aparecida e que posso adiantar, que é uma fé clara, consciente, interiorizada, coerente aonde todos nós sejamos evangelizadores permanentemente evangelizados".

Em seguida, recordou que ser discípulos implica na "dinâmica à santidade e a responsabilidade na transformação de um mundo melhor onde os homens e mulheres reconciliados consigo mesmos,  com Deus e a criação".

O Fundador da Família Sodálite recordou que na América Latina "a maior parte dos fiéis foram batizados de infantes; pelo batismo recebemos o selo de ser discípulos de Cristo para cumprir a missão que Deus nos encomendou no mundo"; e recordou que por isso, "todos formamos parte da Igreja, não só os sacerdotes, muitas vezes por isso o laico se sente desligado das responsabilidades e de seu compromisso que como discípulo deve assumir em suas tarefas por essa missão".

O chamado a levar a sério a urgência da Nova Evangelização, explicou em seguida Figari, "reclama que se recupere a consciência do que realmente é o batismo e o que implica como mudança real e interior para a pessoa que o recebe, fazendo-o ingressar no processo vital de ser discípulo e missionário".

"O lema de ‘evangelizadores permanente evangelizados’ nos recorda que o primeiro campo da evangelização é a gente mesmo", adicionou.

Luis Fernando Figari destacou que na América Latina numerosas religiosas, religiosos e laicos participam das missões ad gente. Vão a terras longínquas para levar o "Evangelho, para testemunhar com sua próprias vidas a Cristo"; mas destacou que  a missão ad intra ecclesia "é onde devemos pôr agora nossos olhos sem deixar a missão ad extra".

"Tendo recebido tantas bênçãos em nossas terras por que tanta tibieza nesta mesma terra nossa chamada terra de Santos onde floresceram tantos Santos? Porque  tanta tibieza?", perguntou o conferencista.

O Fundador do Sodalício de Vida Cristã concluiu "com uma pergunta e uma resposta Como chegar a ser discípulos e missionários para que nossos n'Ele os povos tenham vida?   Pois olhando à Virgem de Nazaré, ela, discípula e missionária por excelência nos ilumina sobre como devemos viver essas dimensões fundamentais da vida cristã em nossa realidade concreta".

"Experimentando o mistério de sua presença se anuncia ao Evangelho mesmo com nossas palavras e nossos atos ajudando à evangelização do mundo com a força da participação na vida de Cristo", disse finalmente.