Embora o Ministro da Educação, Belgis Castro, decidiu suspender a entrega de um polêmico guia de educação sexual que para vários setores promove condutas "aberrantes", o projeto de lei sobre o tema segue adiante. Os grupos pró-família demandam que seja modificado e promova valores.

O rascunho do projeto foi elaborado pela Comissão Nacional de Saúde Sexual e Reprodutiva e entregue ao Ministério da Saúde. Com o pretexto de proibir toda forma de discriminação em matéria de saúde sexual, promove a perspectiva de gênero, a homossexualidade e até a zoofilia.

Conforme informou o jornal 'El Siglo', ainda não se sabe quem apresentará o projeto "elaborado nas instâncias do Ministério da Saúde" .

O deputado Vladimir Herrera apresentou uma contra-proposta ao projeto, na qual pede anular as tendências estrangeiras e enfrentar a crise de valores com um programa adequado à realidade sociocultural do país, que conte com técnicos, psicólogos, pedagogos, Igrejas e sociedade civil.

Ana Melissa Españo, da Aliança Panamenha pela Vida, considerou que o projeto de lei representaria interesses particulares das agendas de organismos internacionais e recordou que "a educação sexual não pode abranger meramente um âmbito biológico e técnico, quando se envolvem uma série de valores nos quais devem participar por obrigação os pais de família".