O Secretário Geral da Conferência Episcopal Boliviana (CEB), Dom Jesús Juárez, expressou a esperança da Igreja no país para que "mediante o diálogo e o acordo, possamos estabelecer as condições que permitam que a democracia, reconquistada em 1982, mantenha-se vigente e aprofunde na Bolívia".

Em um comunicado com motivo das celebrações pelo 25º aniversário de "vida democrática ininterrupta", o Prelado recordou que ao longo de sua história, "a Igreja acompanhou ao povo boliviano em suas vitórias e frustrações", e destacou que estes anos demonstraram que "a democracia é um sistema perfectível" nos que abriram as comportas da participação e a inclusão.

"É necessário refletir sobre suas luzes e sombras, de maneira que sua consolidação e aprofundamento sejam em benefício do bem comum e o progresso integral de nossa sociedade, temas de reflexão que serão incluídos na Assembléia de Bispos que se realizará em novembro próximo", assinalou.

Nesse sentido, o prelado rendeu comemoração "aos homens e mulheres que fizeram possível para que em 10 de outubro de 1982, a Bolívia retome o caminho construtivo da democracia".

"Um caminho que passa por educar para a paz, dar seriedade e credibilidade à continuidade de nossas instituições civis, defender e promover os direitos humanos, custodiar em especial a liberdade religiosa e cooperar para suscitar os maiores consensos nacionais", expressou.