Uma dezena de organizações católicas espanholas convocaram todos os cidadãos a dedicar o próximo 19 de outubro a uma Vigília de Oração pela Espanha.

A Adoração Noturna Espanhola, a Adoração Noturna Feminina Espanhola, os Grupos de Oração do Coração de Jesus, a Associação de Universitárias Espanholas, o Movimento das Famílias de Nazaré, a Congregação Mariana da Assunção e Santo Ignácio, a Congregação Mariana da Assunção e São Frutuoso, a Confraria do Rosário Sto. Domingo o Real e o Instituto Evangelium Vitae, entre outros, convidaram ao evento que acontecerá na paróquia madrilena do Bom Sucesso.

O evento começará às 7:00 p.m. com a Exposição do Santíssimo e a Oração do Santo Terço. Depois de um momento para a adoração pessoal, celebrar-se-á a Santa Missa. Os atos concluirão às 11:00 p.m.

Na convocação, os organizadores recordam que "um cristão não pode permanecer impassível ante os contínuos ataques que sofre a Igreja na Espanha; ataques que não são mais que uma simples expressão do grave estado de decomposição moral que aflige a nossa sociedade".

Os organizadores mencionam entre outros atos "as novas e irreverentes exposições pseudo-artísticas celebradas recentemente em Ibiza e Madri, patrocinadas pelos poderes públicos; a profanação eucarística perpetrada em Fuensalida (Toledo); a disciplina ‘Educação para a Cidadania’ que, usurpando o exclusivo papel dos pais, pretende doutrinar massivamente às crianças e jovens em uma ‘moral laica’, a medida do governo de volta; A tragédia do aborto, com o assassinato de mais de 95.000 inocentes no ano 2005".