Este mês de outubro, o Arcebispo Paul Josef Cordes, Presidente do Pontifício Conselho "Cor Unum", visitará as diversas obras caridosas da Igreja católica na Federação Russa, e no dia 18 do mês, sustentará uma reunião em Moscou com o elusivo Patriarca ortodoxo Alexis II.

Segundo um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, "a visita se emoldura no âmbito de uma série de encontros que o presidente do Cor Unum realizará de 15 a 21 de outubro na Federação Russa. De 15 a 17 viajará à Novosibirsk, a capital da região siberiana. Acompanhado pelo Bispo Joseph Werth visitará o Caritas, a escola franciscana e às religiosas de Madre Teresa de Calcutá: nesta vasta região a igreja católica se caracterizou nestes últimos anos pelo crescimento de realidades caridosas em todo o território".

"De 18 a 21 de outubro –segue a nota-, Dom Cordes participará –convidado pelo Arcebispo católico Tadeusz Kondrusiewicz- nos trabalhos dos Caritas de toda a Federação. Na Rússia, este âmbito é a base de muitas experiências de colaboração frutífera com a Igreja ortodoxa".

"O encontro é especialmente significativo porque se desenvolve um ano e meio depois da publicação da primeira Encíclica do Papa Bento XVI sobre a caridade. Será portanto um momento para verificar como a Deus caritas est  inspirou o compromisso caridoso neste vasto país.

"A conversa sobre a importância da Deus caritas est com os bispos e os voluntários dos Caritas russos, a visita a Sibéria e o encontro com Alexis II supõem uma etapa importante da missão do Pontifício Conselho ‘Cor Unum’", conclui a nota.