Em sua habitual reflexão semanal no programa "Tópicos para um Mundo Melhor", o Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer destacou que o Cristianismo é mais que um elenco de valores: é um caminho de salvação marcado pela presença da Graça.

"O Cristianismo –assinalou o Prelado– não é apenas uma doutrina dos valores, não é simplesmente mostrar a bondade de um ideal" mas sim "é, acima de tudo, um Mistério de Salvação e por isso temos que reconhecer nossas limitações, nossa inclinação ao mal que é um resultado do pecado que ainda obra em nós e, com humildade, implorar a Graça de Cristo".

Dom Aguer destacou que se fala "freqüentemente dos valores" mas é necessário "nos deter um momento e advertir que não é tão fácil assumir e viver integralmente os valores, entendendo por valores aqueles bens fundamentais próprios do homem, que têm a ver com sua plena realização e com seu destino".

O Arcebispo recordou o engano de "um monge inglês, chamado Pelagio, que começou a pregar que é possível fazer o bem e viver integralmente os valores humanos que dignificam a pessoa apoiando-se na liberdade que era a grande força que Deus tinha dado ao ser humano. E que com isso bastava".

"Para Pelagio não existe uma graça de Deus que obre no interior da vontade humana para ajudá-la a render-se à Vontade de Deus, a reconhecer o Bem e a ter força para segui-la", explicou e adicionou que "Santo Agostinho saiu à frente deste engano de Pelagio e se apresentou, naquela época, como o grande apóstolo da Graça, fazendo com que todos reconheçam a necessidade que temos de implorar com humildade essa graça de Deus e de sermos recriados interiormente por ela para que nossa liberdade cobre a força necessária para vencer todos os obstáculos".

Dom Héctor Aguer encerrou indicando que "seria bom que em meio a esta difusão do tema dos valores recordem que necessitamos da Graça Redentora de Cristo e do encontro pessoal com Ele para poder permanecer de uma maneira estável e crescente na adesão a esses valores e realizá-los em nossa vida".